8/16/2024

Ana Gomes - Noções/curiosidades



Vale a pena refletir porque  algumas pessoas podem ter um infarto mesmo que seus exames de eletrocardiograma e ecocardiograma pareçam normais. Isso acontece por causa do tamanho dos danos às células do coração. O coração é um músculo que recebe sangue das artérias coronárias. Essas artérias podem ter acúmulo de gordura, formando placas. Dependendo do quanto essas placas bloqueiam o fluxo de sangue e de sua estabilidade, uma rotura súbita pode bloquear a artéria e impedir o sangue de chegar ao músculo cardíaco.

Tomando como exemplo um paciente com queixa de dor torácica que é atendido no Setor de Emergência de um serviço hospitalar, serão dosadas as enzimas cardíacas de forma seriada, bem como serão realizados eletrocardiogramas seriados, a depender do protocolo aplicado a este paciente, pois essa é uma forma de identificar a injúria (dano) causada ao coração por uma possível falta de fornecimento adequado de oxigênio ao músculo cardíaco provocado por uma obstrução coronária.

Assim sendo, o ecocardiograma pode parecer normal, uma vez que os miócitos (células do músculo cardíaco) não sofreram danos permanentes e, assim, não teremos cicatriz no músculo cardíaco. Esta cicatriz é a representação da área onde ocorreu o infarto.

Vale lembrar que a Medicina não é uma ciência exata, e mesmo quem fez um check-up recentemente pode, sim, ter um problema cardíaco. Por isso, é importante fazer a prevenção através dos exames cardiológicos, que precisam ser feitos regularmente!

By Cardioprev

Sem comentários: