9/15/2024

Inscrições Amarelo Silvestre

 


O teatro é para se agarrar com unhas, dentes e com o corpo todo. Abrimos inscrições para os Grupos de Teatro da Amarelo Silvestre para crianças, jovens e adultos e andamos na rua a entregar folhetos, para mais tarde vos podermos dar os papéis

das vossas vidas.
GRUPOS
- crianças (8 – 12 anos)
- jovens (13 – 17 anos)
- adultos (>18)
Nestas formações, que arrancam no dia 2 de outubro e decorrem até Abril, quando se apresentam os espectáculos finais, os participantes vão trabalhar interpretação, expressão corporal, dramaturgia e exploração para a criação, de acordo com a faixa etária em que se inserem e as características individuais e colectivas de cada grupo.
As sessões vão decorrer às quartas-feiras, das 15h30 às 17h00 para os jovens, das 17h30 às 19h00 para as crianças e das 20h00 às 21h30 para os adultos.
A mensalidade tem um custo de 15,00€. A primeira sessão é gratuita.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/16D9JJnEkxLC5QDE7

Ponte Salazar, foz do Dão, hoje submersa pela Barragem da Aguieira, situava-se na aldeia de Foz do Dão, inaugurada em 1935.




𝗔 𝗦𝗜𝗖 𝗲 𝗮 𝗖𝗼𝗿𝗮𝗹 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗮 𝗲𝗺 𝗽𝗮𝗿𝗰𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗖Â𝗠𝗔𝗥𝗔 𝗠𝗨𝗡𝗜𝗖𝗜𝗣𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗡𝗘𝗟𝗔𝗦, 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗺 “𝗧𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗡𝗼𝘀𝘀𝗮, 𝗰𝗼𝗺 𝗖é𝘀𝗮𝗿 𝗠𝗼𝘂𝗿ã𝗼”, 𝗮𝗼 𝘃𝗶𝘃𝗼

 


Entre 23 e 25 de setembro 2024, o Concelho de Nelas recebe as gravações do programa da SIC apresentado por César Mourão, conta com o apoio do Município de Nelas.

As gravações de rua acontecem a 23 e 24 de setembro e o espetáculo, de entrada gratuita, será dia 25 de setembro pelas 21H00, na Praça do Município.

Trata-se de uma visão descontraída e bem-disposta do apresentador, sobre cada localidade e chegou a vez de Nelas receber as gravações do programa.

SINOPSE “TERRA NOSSA”

Cinco anos e mais de 80 localidades depois, César Mourão vai continuar a celebrar a portugalidade, viajando por Portugal Continental, pelo Arquipélago dos Açores e também por algumas comunidades lusas para descobrir as mais variadas figuras, as incontornáveis, as divertidas e bem-dispostas, as emblemáticas, as que são conhecidas por algum talento mais insólito ou tenham profissão diferente. Tudo com o objetivo de sempre: levar o bom humor a todos os portugueses e dar a conhecer, em forma de homenagem, as maravilhas de cada região visitada, através do olhar das suas gentes.

É pelas ruas de cada localidade que César Mourão recolhe o maior número de informações e histórias sobre as personalidades com quem se for cruzando e, como sempre, no final de cada viagem oferece um espetáculo a uma plateia muito especial: os protagonistas das histórias que foi ouvindo e a respetiva população local. Tudo isto será depois emitido nos ecrãs da SIC.

Nesta nova temporada iremos passar por várias regiões de Portugal, do Minho ao Algarve e também pelo Arquipélago dos Açores e por algumas comunidades portuguesas.

Entre algumas das localidades que visitaremos estão SANTA MARIA DA FEIRA, PONTE DE SOR, GONDOMAR, VIEIRA DO MINHO, ALBUFEIRA, VIZELA, SESIMBRA, PORTALEGRE, LAGOS, ESPINHO, ILHA TERCEIRA (AÇORES) e as comunidades portuguesas de COLÓNIA (ALEMANHA), CIDADE DO CABO (ÁFRICA DO SUL), entre outros.

César Mourão volta assim a mostrar em palco o orgulho das gentes de TERRA NOSSA.

SOBRE O PROGRAMA

O “TERRA NOSSA” surgiu em 2018, conta com mais de 80 programas gravados e é um dos programas mais bem-sucedidos da televisão portuguesa, conquistando cada vez mais telespectadores, tendo inclusive recebido vários prémios:

* 2023 - Melhor Programa de Entretenimento, Prémios Sociedade Portuguesa de Autores

* 2023 - César Mourão, Personalidade do Ano na categoria de Entretenimento, Globos de Ouro de 2023

* 2020 - Melhor Programa de Entretenimento Troféus Impala de Televisão

* 2020 - César Mourão, eleito Melhor Apresentador, Troféus Impala de Televisão

Algumas curiosidades sobre o programa:

* É gravado em apenas 2 dias na rua e o espetáculo apresentado é único e, consequentemente varia de localidade para localidade.

* Ao longo de cinco anos, entre aldeias, vilas e cidades, já visitámos mais de 100 localidades, andamos mais de 600 horas e percorremos mais de 45 mil quilómetros, nas viagens de ida e volta e deslocações nas localidades, sem contar com deslocações no estrangeiro.

* Em cinco anos de emissões, tivemos cerca de 300 dias de gravação.

* Para os programas gravados nos Arquipélagos dos Açores e Madeira e Especiais Comunidades Portuguesas, passámos mais de 200 horas a voar e percorremos mais de 100.000 quilómetros.

* Pelos micros do Terra Nossa, entre convidados e pessoas que cruzaram com o César, já passaram mais de 1500 pessoas, algumas que se tornaram estrelas locais e virais nas redes sociais.

* Portugal tem 561 km de cumprimento, o que significa que o Terra Nossa já percorreu o equivalente a várias voltas completas a Portugal.

Fonte C. M. Nelas

Luís Alves o "Poeta do amor e afins."


Supera-te

Vem viver,

Acorda cedo, vem ver este espetáculo único do nascer do sol...

Sentir a brisa matinal, os primeiros carros na avenida, os olhares singulares de quem teve que saltar da cama...

Supera-te...

Descobre que viver é muito mais que colecionar dias a seguir a outros dias, deixa de te queixar da vidita que tens, e que até nem gostas, mas....

...Supera-te,

Marca a tua existência, ajuda a fazer este mundo melhor, pois hoje Deus deu te este PRESENTE.

E também hoje, façam o favor de serem felizes, 100 lamurias, 100 queixas, 100 necessidade de atenções, 100 merdas...

Cordialmente

Luís Alves

Coach da Felicidade

Aires Santos POR AÍ FORA - TURISMO INDUSTRIAL

 


Viveu se um dia HISTÓRICO na mina e hotel Urgeiriça com a visita de Marcus  Harbord , familiares e amigos que se descolaram de Inglaterra  para ter conhecimento de perto o legado de seu avô  Charles Harbord  que adquiriu as minas da Urgeiriça nos anos 30 e está  profundamente ligado à  primeira pedra do Hotel Urgeiriça.

De igual modo salientar a presença de Gonçalo  Birne filho do eng Birne que também marcou o desenvolvimento deste complexo mineiro.

Parceiros neste programa, EDM e Hotel Urgeiriça

É ASSIM QUE SE VIVE A HISTÓRIA E O PATRIMÓNIO CULTURAL MINEIRO

Mais fotos em - Aires Santos




Cidade nua

Caminho na cidade vazia como testemunho

Como presença em qualquer outro lugar 

Observo o abrigo de quem não o tem

Arrepiam-me os espaços de gente sem voz

Mesmo que nas rezas tem quem peça salvação 

A penitência é pedida na repercussão dos indigentes

Ignora a culpa de quem não prescinde de reverência 

Percorro as ruas limpas do habitual vai e vem

Não têm ruído, nem anúncio de vendas

É domingo e a cidade dá-se nua à análise 

Sento-me à porta da igreja como quem fica à janela 

Aguardo o aceno dos pecadores

Vou deixar o tempo passar sem limites

Talvez se mostrem no bater do peito ou no proclamar da necessidade de aceitar a palavra divina

Até lá o Sol aquece as entrelinhas e eu suspiro

Quero também encontrar amor no eco metropolitano


José Gomes Ferreira

Pedro S. Ramos mostra-nos Canas de Senhorim de noite e de dia (parte 16)

 





Miguel Santos - Fibromialgia é real. Vamos falar sobre isso?

 


Para muitas pessoas com fibromialgia, lidar com a dor física e o cansaço extremo já é um desafio, mas o descrédito por parte de amigos, familiares ou colegas pode ser ainda mais doloroso.

Se te sentes incompreendido/a ou desacreditado/a, aqui estão algumas estratégias para enfrentar essa situação:

1 Educar com paciência: Muitas vezes, o descrédito vem da falta de informação. Tenta partilhar fontes confiáveis ou explicar, de forma simples, o que é a fibromialgia e como ela afecta o teu dia-a-dia.

2 Estabelecer limites: Se o teu sofrimento é constantemente minimizado ou ignorado, é importante que saibas impor limites claros. A tua saúde mental também conta.

3 Apoia-te em quem te entende: Encontra grupos de apoio, presenciais ou online, onde possas partilhar as tuas experiências com pessoas que compreendem o que estás a passar. Isso pode ser uma grande fonte de força.

4 Valoriza a tua experiência: Lembra-te que tu conheces o teu corpo melhor que ninguém. O facto de outras pessoas não conseguirem ver a tua dor, não a torna menos real. Confia na tua percepção e no que sentes.

5 Procura ajuda profissional: Conversar com um psicólogo/a pode ajudar a lidar com as frustrações e o stress provocados pela falta de compreensão de outros. O teu bem-estar emocional também é importante.

Não estás sozinho/a.

Partilha connosco nos comentários as tuas estratégias para lidar com o descrédito das pessoas

Fonte - APJOF - Associação Portuguesa de Fibromialgia

Miguel Marques - Diário de bordo 5


Não preciso virar o mundo do avesso para manter na minha vida pessoas que não querem estar nela. Aprender a não me importar com o medo de perder pessoas é uma lição que me fortalece. A verdade é que, por mais que às vezes doa, nem todos têm que ficar. Forçar presenças, lutar para segurar quem não quer, só traz desgaste e um vazio maior do que a própria ausência.

Deixar ir quem quer ir não é fraqueza, é autossuficiência. Significa valorizar quem eu sou e reconhecer que, assim como os outros podem ser importantes, eu também sou uma grande perda. Se alguém decide partir, que vá. Não sou uma âncora para segurar o que já não faz sentido. Ao aceitar isso, compreendo que quem realmente quer estar comigo ficará, sem esforço, sem batalhas.

Porque, no final, manter a tranquilidade vale mais do que qualquer tentativa de manter alguém que já não quer ficar. E quem parte leva consigo uma perda, mas o que fica em mim é mais valioso: a certeza de que não preciso de permissão de ninguém para me sentir completo. Eu sou suficiente. Eu sou uma grande perda.


Miguel Marques

Dia 189/resto da vida (14.09.2024)


Queridos REnascidos,

Muitos dos que nos vêm por aí a tentar viver, a tentar ultrapassar os desafios da vida, com um sorriso nos lábios não imagina as vezes que já morremos e ainda assim cá sobrevivemos!

E que continuemos a sobreviver e a ser gratos por tudo que temos e por tudo que recebemos.

Vale a pena refletir sobre isto

Vamos lá com esperança de que Deus sempre nos vai ajudar a renovar a RE(força), o RE(foco) e o RE(nascer) !

#by AnaGomes.

DIA EUROPEU DA ENXAQUECA: UMA LUTA CONTRA O DESCONHECIMENTO

 


No passado, 12 de setembro, celebramos o Dia Europeu da Enxaqueca, uma data que nos chama à atenção para a necessidade de compreender esta doença debilitante.

A enxaqueca é muito mais do que uma simples dor de cabeça, ela rouba qualidade de vida, causando dor intensa, náuseas, sensibilidade à luz e ao som, e até mesmo a perda de capacidades motoras e visuais.

Infelizmente, o desconhecimento generalizado sobre os seus sintomas leva à desvalorização da doença e a atrasos no diagnóstico.

É fundamental aumentar a consciencialização para que as pessoas possam identificar os sinais da enxaqueca e procurar o tratamento adequado, melhorando a sua qualidade de vida.

Empresas, profissionais de saúde e a sociedade em geral devem unir-se nesta luta contra o desconhecimento, promovendo uma maior compreensão e apoio a quem vive com esta condição.

Juntos podemos transformar a vida de milhões que sofrem em silêncio.

João Manuel

DIA MUNDIAL DA SÉPSIS: UM ALERTA PARA SALVAR VIDAS


No passado dia 13 de setembro, celebrou-se o Dia Mundial da Sépsis, uma data vital para aumentar a consciência sobre uma condição que ceifa 11 milhões de vidas todos os anos.

A Sépsis, uma resposta inflamatória do organismo a uma infeção, é a principal causa de morte evitável no mundo, mas pode ser prevenida e tratada precocemente.

É urgente educar e sensibilizar sobre esta ameaça  silenciosa. Com simples medidas como a vacinação e a higiene, podemos reduzir drasticamente a incidência da Sépsis.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem salvar vidas e diminuir a mortalidade em 50%.

Juntos, podemos transformar esta realidade!

João Manuel