9/01/2024

MIGUEL MONTEIRO: UM OURO DE INSPIRAÇÃO NOS JOGOS PARALÍMPICOS PARIS'2024

 


Miguel Monteiro, com apenas 24 anos, fez história hoje em Paris, ao conquistar o ouro no lançamento do peso F40 nos Jogos Paralímpicos.

Com um impressionante lançamento de 11,21 metros, o jovem atleta da Casa do Povo de Mangualde não só bateu o recorde da competição, como encheu o coração de Portugal de orgulho.

Este é mais um capítulo brilhante na carreira de  Miguel, que já tinha trazido o bronze de Tóquio'2020.

Mas ele sonhou mais alto e, com dedicação e perseverança, atingiu o topo. Agora, mais do que nunca, devemos apoiar os nossos atletas, celebrar as suas vitórias e inspirar-nos com as suas histórias de superação. 

Acompanhe e participe nesta emocionante  jornada de conquistas nos Jogos Paralímpicos. Cada vitória é uma mensagem poderosa de que, com esforço e resiliência, não há limites para o que podemos alcançar.

Vamos juntos aplaudir, torcer e aprender com estes heróis!     

Parabéns Miguel Monteiro!           

João Manuel

DIA EUROPEU DA CULTURA JUDAICA NO PORTO: UM ENCONTRO COM A HISTÓRIA E A MEMÓRIA


No dia 1 de setembro, o Porto abre as portas de suas preciosas joias culturais para celebrar o Dia Europeu da Cultura Judaica, oferecendo uma experiência única e inesquecível.

Este é um convite especial para todos que desejam mergulhar na rica história judaica da cidade e de Portugal.          

Com entrada livre, os visitantes poderão explorar a majestosa Sinagoga Kadoorie, o único Museu do Holocausto da Península Ibérica, e o Museu Judaico, que guarda os ecos do passado e as histórias de resiliência e fé de uma comunidade vibrante.

A programação envolve não só visitas a esses espaços emblemáticos, mas também a oportunidade de vivenciar a cultura judaica através da música, do cinema e da arte.

Este evento, organizado em cooperação com a European Jewish Association, promete ser o mais completo da Europa, destacando-se como uma ponte entre o passado e o presente.

Venha celebrar, aprender e refletir sobre uma herança que faz parte da alma do Porto e de Portugal.            

Traga a sua curiosidade, sua fome de conhecimento e participe de um dia repleto de história, memória e cultura viva.

Todos são bem-vindos para celebrar e descobrir o legado judaico no coração do Porto.

João Manuel

Dia 175/resto da vida (31.08.2024)

 


Boa noite queridos REnascidos,

acaba hoje o mês de agosto, mês de calor, férias e festas.

Desejo que tenha sido uma boa  oportunidade de vivermos momentos bons dentro da possibilidade e limitações ( familiar, saúde, trabalho etc) de cada um.

Está a chegar o meu mês preferido  o mês em que faço anos e que sempre me pareceu ser o mês dos recomeços.

É o REcomeçar das escolas, é o REcomeçar o trabalho de quem esteve de férias,  enfim é um novo início para muitos de nós.

Para outros também será o REinicio de consultas, exames ou tratamentos que nos meses de verão costumam estar mais em stand bay por motivo de férias de médicos,  enfermeiros e restante pessoal.

Então vamos torcer e confiar que este Setembro venha repleto de boas novidades e de bons sentimentos. Que venha leve e nos ajude a manter a fé e a esperança de que Deus está no comando, e que dias melhores virão.

Por aqui começo o mês, indo já amanhã dia 1 fazer uma Ressonância Cardíaca ao Hospital Curry Cabral, exame que faz parte do seguimento da Consulta do Transplante. Não é dos exames mais difíceis mas confesso que me custa bastante. É sempre muito demorado, e ter que estar sempre a controlar a respiração além de estar "enfiada" naquela máquina que mais parece uma nave , sem poder mexer é muito complicado para mim.

Lá terei que sair de casa as 4.30h da manhã para estar no hospital as 8h.

Amanhã é domingo dirão vocês, e sim pelos vistos felizmente fazem Ressonâncias Cardíacas ao domingo no hospital Curry Cabral.

Resta-me renovar os votos de que seja uma nova oportunidade  de continuar a acreditar num futuro melhor, e que o amanhã será  melhor para todos nós!

Energia positiva e que Deus  nos ajude a renovar a RE(força), o RE(foco) e o RE(nascer)

by AnaGomes.

NUNCA VOLTES AS COSTAS PARA O MAR: UM CONVITE À EDUCAÇÃO AO RESPEITO E À SEGURANÇA

 


Num mundo onde as palavras "bom dia", "boa tarde" e "boa noite"

parecem ter perdido o valor, onde olhares se desviam e sorrisos se escondem, existe uma lição antiga que continua a repercutir com sabedoria.

"Nunca voltes as costas para o mar", diz o bom amigo do meu querido Filhote, um exemplo, uma lição e um alerta que meu próprio filho também reforça com convicção. E como estão certos!     

Este conselho vai muito além de uma simples questão de segurança. É um apontamento poderoso de respeito.

O mar, imenso e majestoso, é testemunha silenciosa dos tempos em que cumprimentar um estranho era um ato de gentileza natural, e onde cada olhar trocado carregava a cortesia de quem sabia que, no fundo, somos todos parte da mesma humanidade.               

Hoje, no entanto, parece que esse respeito básico perdeu-se, neste meio de correria e de isolamento da vida moderna.

Entramos em elevadores mudos, entramos nos cafés sem um "bom dia", frequentamos supermercados e mercearias onde os olhares se cruzam sem sequer um gesto de cumprimento com cabeça.

Sei que ainda, felizmente existem pessoas educadas, mas é notório que a urbanidade e a gentileza estão a se tornar raridades.

Como nossos avós e pais diziam, a educação vem de casa, não se aprendem escolas, não é essa a sua função.

E é aí que o mar, eterno e paciente, nos ensina uma lição valiosa. Como um guardião antigo dos bons costumes, ele lembra-nos que nunca devemos voltar as costas, seja para ele, ou seja para alguém com quem estamos falando.

Olhar nos olhos, trocar palavras gentis, ser cortês, tudo isso faz parte de um ciclo de respeito que, quando quebrado, nos distancia uns dos outros.

Por conseguinte, deixemos que o mar nos guie, oriente, aconselhe, norteie e intrua de volta a esses tempos de respeito e educação.

Que ele seja o nosso espelho de cortesia e nos faça lembrar que, assim como respeitamos as suas ondas e marés, devemos respeitar uns aos outros em cada pequeno gesto do nosso dia a dia.

Nunca voltes as costas para o mar. E nunca voltes  as costas para o respeito e a gentileza que ele simboliza.

Em cada "bom dia" não respondido, em cada olhar evitado, está a chance de reacendermos a chama do respeito mútuo, e isso é algo que todos podemos fazer, aqui e agora.             

Venha, participe desse movimento de revalorização do respeito e da cortesia.

Sejamos, como o mar, educados e firmes nos nossos valores. E nunca, nunca voltemos as costas para o mar ou para o que ele representa.      

João Manuel

Foto - Fernando Neto