9/03/2024

1ª travessia aérea do Atlântico Sul

 


A 1ª travessia aérea do Atlântico Sul (Lisboa-Rio de Janeiro) realizou-se de 30 de Março a 17 de Junho de 1922. Constituiu um importante acontecimento nos anais da navegação aérea. O paralelismo entre caravelas e hidroavião, entre Pedro Álvares Cabral (1467-1520) e Gago Coutinho e Sacadura Cabral (1922), entre o quadrante náutico e o sextante aéreo, criado por Gago Coutinho, utilizado na viagem. Esta navegação aérea astronómica, consistia num horizonte artificial adaptado a um sextante, a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época. Sextante, de 1922, utilizado por Gago Coutinho Carlos Viegas Gago Coutinho, (Lisboa, 17 de Fevereiro de 1869 - Lisboa, 18 de Fevereiro de 1959), à direita na foto e Artur de Sacadura Freire Cabral (Celorico da Beira, 23 de Maio de 1881 - Mar do Norte, Novembro de 1924) à esquerda da mesma. Sacadura Cabral e Gago Coutinho Partindo de Lisboa no hidroavião Lusitânia - um monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, equipado com motor Rolls-Royce - o piloto Sacadura Cabral (1881-1924) e o navegador Gago Coutinho (1869-1959) percorreram 8.383 km em 62h 26m de voo, fazendo escala em Las Palmas, S.Vicente no arquipélago de Cabo Verde, Cidade da Praia na ilha de S.Tiago também em Cabo Verde, em Penedos no arquipélago de S.Pedro e S.Paulo já no Brasil , Fernando de Noronha, Recife, Baía, Porto Seguro, Vitória e Rio de Janeiro. Monomotor Fairey III D-Mk.2 na doca do Bom Sucesso no Centro de Aviação Naval nos preparativos para a partida 30 de Março de 1922 a partida de Belém, em Lisboa Percurso numa publicação alusiva ao acontecimento… “Por ares nunca dantes navegados” A chegada ao Brasil e o regresso a Portugal foram motivo de grandes apoteoses. O postal ilustrado e os diversos editores e empresários não podiam ficar indiferentes a tão importantes momentos da navegação aérea, até porque não era habitual grandes viagens sobre mar e sem pontos de referência na água ou em terra. A navegação astronômica tornou-se a partir desta data uma condição básica para os progressos da aviação Chegada à Baía de Guanabara no Rio de Janeiro a 17 de Junho de 1922 às 17h e 32m. 3 Fotos anteriores in: Ex-Ogma Embora a viagem tenha consumido setenta e nove dias dias, o tempo de vôo foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo percorrido um total de 7.950 Kms equivalentes a 4.293 milhas.

In Pinterest

A sensual Est®elademim – Primeira Vez...

 


Não era a "primeira vez" absoluta, mas a novidade era estarem os dois juntos de forma íntima. Sabiam exactamente o que poderia acontecer e não conseguiam imaginar como realmente seria. Tanto ele como ela tinham tido outros homens e mulheres na sua vida, experiência mais ou menos preenchidas, mas sabiam ser impossível antecipar o que poderiam sentir juntos.

 

Era a "primeira vez" deles, com todos os receios, o desejo, as vontades, as inseguranças e constrangimentos naturais. Por mais experientes que fossem ou achassem que eram, aquele era um novo começo e uma nova aprendizagem.

Foi dessa forma que nasceu um nova intimidade entre os amantes.

Desejo puro é aquele que me faz enlouquecer contigo.

Loucura pura é desejar-te tão intensamente como o faço.

Desejo de ti é aquilo que povoa a minha fantasia.

Loucura por ti é o que sinto no meu corpo quando penso em nós!

 

Rosa Silveira

Manuel Marques sem papas na língua.


OPINIÃO DE DIREITO!!!!

Tendo por objeto a proteção do bem jurídico da propriedade privada, tutelado nos termos do artigo 62.o da Constituição da República, o crime de usurpação da coisa imóvel (por ex. terrenos) encontra-se previsto no artigo 215.o do Código Penal.

Quem cometer este crime, será punido com pena de prisão até 2 anos ou multa de 240 dias.

SETEMBRO DOURADO: UM MÊS PARA REFLETIR E AGIR PELO CANCRO INFANTIL

 


O diagnóstico de cancro numa criança transforma radicalmente a vida das famílias, não só emocionalmente, mas também financeiramente. Em Portugal, onde surgem anualmente cerca de 400 novos casos de cancro infantil, as famílias enfrentam um aumento médio de 650 euros mensais em despesas, com transportes, alimentação e medicamentos a pesarem mais no orçamento.                         

Neste "Setembro Dourado", mês de Sensibilização para o Cancro Infantil, somos todos chamados a refletir sobre esta realidade e a agir em apoio às famílias que enfrentam este desafio.

A Associação Acreditar, há 30 anos dedicada a minimizar o impacto desta doença, alerta para a necessidade urgente de melhorias nos apoios e cuidados oferecidos a estas famílias e sobreviventes.

O cancro infantil não é apenas uma luta pessoal; é um desafio para toda a sociedade. Vamos, juntos, fazer a diferença! Junte-se a nós neste mês de reflexão e ação, mostrando que, quando o cancro surge, ninguém caminha sozinho.

Que este Setembro Dourado brilhe como um farol de esperança e solidariedade para todos os que enfrentam esta batalha.

 

João Manuel

As “Aguarelas” do Júlio F. Rodrigues

Experiência com novo papel, Fabriano 1264, 140lb, textura média (cold-press). É muito mais barato do que os blocos de Fabriano Artistico que tenho usado. Acabei com mais márgens secas do que eu queria mas de qualquer maneira, o papel não desapontou para o preço. É o artista que precisa de mais práctica com ele.

 

Albert's Pond - Wind Gap, PA

Watercolor, 28x38cm

 

Dia 177/resto da vida (02.09.2024)

 


Posso dizer que tem sido um inicio de mês muito atribulado.

Hoje por Coimbra com o meu pai, urgência ( sitio onde era suposto eu não estar) quando chegamos por volta 17.30h estavam 28 pessoas à frente APENAS PARA A TRIAGEM!

Cerca de hora e 20 depois lá chamaram para a triagem.

Agora aguarda que chamem, mas pela quantidade de doentes promete ser uma noitada. Não consegui contar as ambulâncias que estavam lá fora quando chegamos mas umas 30 com certeza que seriam.

Aqui na maior fragilidade que cada um tem, é tão difícil estar doente, é mais difícil ainda se for idoso e debilitado.

Quero acreditar que será só mais um susto, e que tudo vai correr pelo melhor.

Eu enquanto Transplantada, não deveria estar aqui porque é perigoso para mim mesmo protegida com máscara, mas tenho que o acompanhar, ele precisa de apoio e cada vez mais precisa de sentir que nunca está sozinho.

A esta hora ( 22.35h) acabou de fazer analises e já está a antibiótico, mas não sem antes eu ter que reclamar e chamar à atenção.

Se eu não tivesse falado não sei a que horas seria chamado pela 1 vez ao médico.

Enfim... na triagem dizem que não podem enviar diretamente para a especialidade, mas na urgência geral é o caos.

Acredito que Amanhã terei melhores noticias, vou continuar com fé e esperança em dias melhores!

Que Deus nos ajude a  renovar a cada passo a RE(força), o RE(foco) e o RE(nascer) !

#by AnaGomes.

Amarelo Silvestre e os seus espetáculos.