9/30/2024

O “olhar” da Paula Campos

 




"COMO SURGIU O VELÓRIO"


Da próxima vez que você estiver tomando banho e reclamando que a temperatura da água não é do seu agrado, pense em como as coisas costumavam ser em 1500.

A maioria das pessoas se casou em junho porque tomou seu banho anual em maio, e ainda cheirava muito bem em junho. No entanto, como já começavam a cheirar mal, as noivas carregavam um buquê de flores para esconder o odor corporal. Daí o costume hoje de carregar um buquê no casamento.

Os banheiros consistiam de uma grande banheira cheia de água quente. O homem da casa teve o privilégio de tomar banho com a água limpa, depois seguiram-se todas as outras crianças do sexo masculino e depois as mulheres; finalmente os filhos da casa. Os últimos foram os bebês.

Àquela altura, a água estava tão suja que dava para sentir falta de alguém. Daí o ditado: "Não jogue o bebê fora com a água do banho!" O chão era terra. Só os ricos tinham mais do que apenas sujeira, o que levou as pessoas a cunhar a expressão "pobre sujo".

Naqueles dias, eles cozinhavam na cozinha com uma grande chaleira que sempre pairava sobre o fogo. Todos os dias eles acendiam o fogo e adicionavam coisas à panela, principalmente legumes, já que não recebiam muita carne.

Copos de chumbo foram usados para beber cerveja ou uísque. A combinação de álcool com metal às vezes derrubava os bebedores por alguns dias. Alguém andando pela estrada os levava para morrer e os preparava para o enterro.

Eles ficavam na mesa da cozinha por alguns dias e a família esperava para ver se acordavam, criando o costume de realizar um velório.

Assim nasceu o velório.

Pesquisa – Fernando Neto

A LUTA CONTRA O ESQUECIMENTO: CUIDAR DA MENTE, PRESERVAR A MEMÓRIA


O dia Mundial da Doença do Alzheimer, celebrou-se dia 21 de setembro. Vivemos numa era em que as doenças que afetam a mente, como as demências, têm um impacto cada vez mais próximo de nós.

Quem já viveu de perto a degradação de um ente querido, como a nossa querida Rosa Emília, sabe o quanto é doloroso assistir à perda gradual das memórias, das capacidades e, muitas vezes, da própria identidade.

Ver alguém que amamos esquecer-se de pequenas coisas, como onde guardou um objeto, ou não conseguir refazer mentalmente o caminho para encontrar uma resposta, é um processo que nos atinge profundamente.

É nessas horas que percebemos a importância de cuidar da nossa mente, de adotar ações que possam, de alguma forma, reduzir o risco de doenças como o Alzheimer.

Todos os dias, podemos fazer escolhas que preservem a nossa memória e a nossa saúde mental.

Praticar exercício físico, manter o cérebro ativo através de palavras cruzadas ou jogos de cartas, adotar uma alimentação saudável e garantir uma boa noite de sono são pequenos gestos que, somados, podem fazer uma grande diferença.

Também não podemos esquecer a importância de proteger a cabeça de lesões, evitando traumas que, ao longo da vida, podem contribuir para o declínio cognitivo. Além disso, a moderação no consumo de álcool e a decisão de não fumar são atitudes essenciais para quem deseja manter-se lúcido e saudável por mais tempo.

Mas, acima de tudo, este é um convite à  solidariedade e à reflexão. Cuidar da nossa saúde mental não é apenas uma responsabilidade individual, mas um compromisso que todos devemos assumir.

A doença de um pode afetar muitos, e é nas pequenas ações de apoio e compreensão que conseguimos enfrentar as dificuldades com mais esperança e menos sofrimento.

Vamos todos juntos combater o esquecimento! Cada pequeno gesto conta, cada escolha é um passo em direção a uma vida mais longa e feliz. Não se esqueça: o cuidado com a saúde mental deve começar hoje, para que o futuro seja mais brilhante e cheio de memórias para partilhar.

Cuidar do cérebro é cuidar da vida. Faça a diferença, cuide-se e inspire os outros.

João Manuel

Manuel Marques - INFORMAÇÃO!!!!

 


Anuncio que serei candidato á Comissão Política Concelhia do CDS, em Nelas.

Esta candidatura impõe-se por algumas razões:

Uma estrutura concelhia forte, permitirá uma maior defesa das populações e o CDS é importante para a Democracia e vida autárquica no concelho;

Desde 2021, que o CDS, não cresceu.

Pois que, que a CPC tenha conhecimento não foram admitidos mais militantes.

A quem competia faze-lo, simplesmente assobiou para o lado, " olhando tão só e apenas para o seu umbigo "

Só com uma estrutura concelhia forte o CDS, poderá reorganizar-se e assumir umas autárquicas em coligação ou não na Defesa do Desenvolvimento equilibrado no concelho.

Por isso, conto com os militantes, que me ajudaram o partido a crescer.

Armando Mourisco novo Presidente da Federação do Partido Socialista de Viseu


Armando Mourisco, atual presidente da câmara de Cinfães, é o novo Presidente da Federação do Partido Socialista de Viseu, eleito ontem com 89% dos votos, sob a moção “Um PS Com Todos, de Todos e Para Todos”.

Também Fátima Lopes, foi ontem eleita Presidente das Mulheres Socialistas – Igualdade de Direitos de Viseu, com 86% dos votos, sob a moção “Mais Igualdade – Juntas Conseguimos”.

 A ambos enviamos os parabéns e desejamos as maiores felicidades para atingirem os objetivos com que se comprometeram.

Em Nelas votaram 62% dos seus militantes.

Armando Mourisco, nas múltiplas reuniões que promoveu com as estruturas legitimamente eleitas e as bases do partido socialista no distrito, comprometeu-se a trabalhar afincadamente de forma a preparar o partido socialista do distrito com o objetivo de manter e ampliar o número de câmaras municipais lideradas pelo PS e reconquistar as autarquias recentemente perdidas.

Juntos, afirmaremos o PS como a Força do Progresso!


Armando Mourisco pretende ainda alargar a presença do partido em freguesias, assembleias de freguesias e assembleias municipais, considera que estas estruturas são uma ligação vital às populações a ao pulsar das sensibilidades, e contribuem para reforçar o partido nos territórios.

O XXI Congresso Distrital de Viseu realiza-se no dia 12 de outubro, em Santa Comba Dão, onde serão eleitos os restantes órgãos da Federação Distrital do PS Viseu.

O Futuro está no PS

MANIFESTAÇÃO A FAVOR DE UMA IMIGRAÇÃO, CONTROLADA E COM PARAMETROS DE EXIGENCIA E RIGOR" com a presença da delegação de Nelas do CHEGA

 







Dia 204/resto da vida (28.09.2024)


Queridos REnascidos hoje é o Dia Mundial do Coraçao!

Já todos sabemos as precauções  que devemos ter com o nosso Coração na alimentação,  exercício físico etc etc... o importante é pensarmos em nós e conhecer as nossas limitações!

Durante este ano já foram transplantados 49 corações! 49 pessoas que desde janeiro têm neste momento esperança de vida!

Como sabem estou incluída neste número,  não tem sido fácil,  vai continuar a não ser fácil e  não vai ser fácil até ao resto dos nossos dias!

Mas devemos ter muita Gratidão por este novo Coração,  muita Gratidão por ter existido Alguém que apesar do seu Final deixou um raio de luz e de esperança a outra Pessoa!

Eternamente grata a essa Pessoa, o meu respeito eterno

 Hoje assinala-se o Dia Mundial do Coração e podemos felicitar os 49 doentes que por intermédio da solidariedade e benevolência de outros, juntamente com o enorme profissionalismo das equipas envolvidas, tiveram a oportunidade de ter uma nova esperança de vida.

Assinalamos 49 transplantes cardíacos realizados desde o início de 2024.

A todos aqueles que permitem o sucesso desta atividade.

Muito obrigado!"

By Instituto Português do Sangue e da Transplantação

Que até ao final do ano sejam feitos todos os Transplantes possíveis, para que muito mais esperança seja dada a quem aguarda numa lista de espera!

Que Deus dê a todos que esperam por uma cura possível e por melhoras na doença  muita esperança, fé e confiança no dia de amanhã.

 #by AnaGomes.

Iniciativa da Farmácia do Pelourinho

 


Calce as sapatilhas e venha caminhar connosco.

 É  já no dia 6 de Outubro.

 Caminhada saudável a terminar em época medieval...

inscrições gratuitas...