9/15/2024

Miguel Marques - Diário de bordo 5


Não preciso virar o mundo do avesso para manter na minha vida pessoas que não querem estar nela. Aprender a não me importar com o medo de perder pessoas é uma lição que me fortalece. A verdade é que, por mais que às vezes doa, nem todos têm que ficar. Forçar presenças, lutar para segurar quem não quer, só traz desgaste e um vazio maior do que a própria ausência.

Deixar ir quem quer ir não é fraqueza, é autossuficiência. Significa valorizar quem eu sou e reconhecer que, assim como os outros podem ser importantes, eu também sou uma grande perda. Se alguém decide partir, que vá. Não sou uma âncora para segurar o que já não faz sentido. Ao aceitar isso, compreendo que quem realmente quer estar comigo ficará, sem esforço, sem batalhas.

Porque, no final, manter a tranquilidade vale mais do que qualquer tentativa de manter alguém que já não quer ficar. E quem parte leva consigo uma perda, mas o que fica em mim é mais valioso: a certeza de que não preciso de permissão de ninguém para me sentir completo. Eu sou suficiente. Eu sou uma grande perda.


Miguel Marques

Sem comentários: