7/15/2024

Fortaleza de opiniões – Cristiano Ronaldo (parte IV) opiniões de Hernâni Marques e José G. Ferreira

 


Na  sua opinião deverá Cristiano Ronaldo continuar na Selecção Nacional de Futebol?

Hernâni Marques - Na minha opinião o Cristiano deverá  continuar  na selecção  Nacional, mas o selecionador terá  que ter um papel de liderança,  gerindo o balneário de uma forma estruturada. Esta gestão  passa por pôr a experiência,  o saber, a inteligência de uma lenda do futebol como o Ronaldo e conseguir yer a coragem de ele fazer parte do grupo sem ser titular indiscutível.  A sua presença é ,  e será  Sempre  importante.  Agora doseando o seu protagonismo e cultivando as virtudes de uma lenda do futebol  mundial.

Viva Portugal

José G. Ferreira - Começo por dizer que em muito simpatizo com Cristiano Ronaldo. Todos conhecemos os seus feitos como jogador, como homem, como filho, como português e como empresário. Não o afirmo apenas como português, pois Ronaldo está num patamar global. É herói em vários continentes. Obviamente, que o relógio biológico e o futebol têm os seus acertos  e são esses que deveremos reconhecer, sobretudo o próprio.

Concordei com a sua convocação para o Euro2024, pois é sempre um chamariz a dar atenção à Selecção Nacional. Discordo da ideia que a Selecção jogou com 10. O problema nunca foi esse, a presença de CR7 no europeu foi favorável. O problema é que tudo tem limites. Ronaldo teve o seu tempo, e mesmo na época que terminou marcou muitos golos, mas no europeu não jogou como nos habituou. A sua liderança e influência intimidaram Martinez, esse foi o maior problema. A presença de Ronaldo entre os jogadores não obrigava o selecionador a colocá-lo em campo todos os jogos e a tempo integral. A má gestão da sua participação marcou a participação modesta de Portugal no evento.

Sobre futuras convocações para os jogos da Selecção espero que o bom senso e modéstia sejam suficientes para convencer Ronaldo que este é o momento para sair em grande, com a nação unida em seu redor. Qualquer insistência do jogador vai constranger o selecionador e retomar permanentemente esta discussão.

Caro Sr. CRISTIANO RONALDO, um grande bem-haja por tudo que fez pelo país a partir do futebol, mas agora é tempo de criar novas memórias e deixar as opções em aberto sobre quem vai jogar. Deu-nos o mundo nos seus pés, agora deixe que o mundo o abrace e permita novas eras na história que ajudou a escrever.

Sem comentários: