9/01/2024

NUNCA VOLTES AS COSTAS PARA O MAR: UM CONVITE À EDUCAÇÃO AO RESPEITO E À SEGURANÇA

 


Num mundo onde as palavras "bom dia", "boa tarde" e "boa noite"

parecem ter perdido o valor, onde olhares se desviam e sorrisos se escondem, existe uma lição antiga que continua a repercutir com sabedoria.

"Nunca voltes as costas para o mar", diz o bom amigo do meu querido Filhote, um exemplo, uma lição e um alerta que meu próprio filho também reforça com convicção. E como estão certos!     

Este conselho vai muito além de uma simples questão de segurança. É um apontamento poderoso de respeito.

O mar, imenso e majestoso, é testemunha silenciosa dos tempos em que cumprimentar um estranho era um ato de gentileza natural, e onde cada olhar trocado carregava a cortesia de quem sabia que, no fundo, somos todos parte da mesma humanidade.               

Hoje, no entanto, parece que esse respeito básico perdeu-se, neste meio de correria e de isolamento da vida moderna.

Entramos em elevadores mudos, entramos nos cafés sem um "bom dia", frequentamos supermercados e mercearias onde os olhares se cruzam sem sequer um gesto de cumprimento com cabeça.

Sei que ainda, felizmente existem pessoas educadas, mas é notório que a urbanidade e a gentileza estão a se tornar raridades.

Como nossos avós e pais diziam, a educação vem de casa, não se aprendem escolas, não é essa a sua função.

E é aí que o mar, eterno e paciente, nos ensina uma lição valiosa. Como um guardião antigo dos bons costumes, ele lembra-nos que nunca devemos voltar as costas, seja para ele, ou seja para alguém com quem estamos falando.

Olhar nos olhos, trocar palavras gentis, ser cortês, tudo isso faz parte de um ciclo de respeito que, quando quebrado, nos distancia uns dos outros.

Por conseguinte, deixemos que o mar nos guie, oriente, aconselhe, norteie e intrua de volta a esses tempos de respeito e educação.

Que ele seja o nosso espelho de cortesia e nos faça lembrar que, assim como respeitamos as suas ondas e marés, devemos respeitar uns aos outros em cada pequeno gesto do nosso dia a dia.

Nunca voltes as costas para o mar. E nunca voltes  as costas para o respeito e a gentileza que ele simboliza.

Em cada "bom dia" não respondido, em cada olhar evitado, está a chance de reacendermos a chama do respeito mútuo, e isso é algo que todos podemos fazer, aqui e agora.             

Venha, participe desse movimento de revalorização do respeito e da cortesia.

Sejamos, como o mar, educados e firmes nos nossos valores. E nunca, nunca voltemos as costas para o mar ou para o que ele representa.      

João Manuel

Foto - Fernando Neto 

Sem comentários: