9/12/2024

Saudades das vindimas



Tenho saudades das vindimas

Do rancho de gente distribuída vinha fora

Do aroma a mosto e abelhas 

De percorrer as carreiras para despejar os baldes

De subir e descer as quelhas verticais

Tenho saudades das gamelas de madeira e das dornas

Não que os poceiros e as tinas metálicas não sejam melhores

Não têm é o romantismo que a reposição exige

Tenho saudades das mulheres de idade a pedirem para apanhar os bagos

Muitas destas mulheres juntavam-se ao grupo somente na casca do milho e nas vindimas

Tenho saudades de calcar os cachos no lagar

De arranhar os pés com as grainhas 

De sentir o engaço a levitar na fervura 

E depois encher os cântaros levados para a adega

Tenho saudades de dar cor aos sentidos

E deixar fermentar a comunidade através de rituais de gente movida por laços 


José Gomes Ferreira

Sem comentários: