8/17/2024

Fortaleza de opiniões – balanço dos Jogos Olímpicos

 


Fortaleza - 4 medalhas e 14 diplomas olímpicos. Qual a sua opinião sobre a nossa presença em Paris24?

João Marques - Correu o pano e apagaram-se as luzes da edição de 2024 dos jogos olímpicos de verão da era moderna, decorridos em Paris, cidade natal do seu criador, o Barão de Coubertin.

Conseguindo 4 medalhas (uma de bronze, duas de prata e uma de ouro, esta, em duplicado) e 14 diplomas olímpicos que indicam estarem entre os oito melhores, os portugueses merecem o meu reconhecimento e parabéns pela sua meritória prestação.

Saúdo os muitos não medalhados, na certeza que fizeram o seu melhor, e também merecem o nosso respeito e carinho. 

Permitam-me duas saudações muito especiais a dois deles.

Uma a Ana Cabecinha, “diplomada” mais que uma vez em jogos anteriores, na marcha atlética, uma especialidade do atletismo que me é muito querida que, humildemente, ajudei a crescer.

Foram os seus últimos jogos olímpicos, onde esteve por mérito, obtendo os mínimos exigidos. Ela conseguiu o seu objetivo, concluindo uma prova onde, por vezes, um erro técnico pode trair a melhor forma. Foi a última e não esperava muito mais pelas razões de todos conhecidas.

Pode ter terminado sem glória, mas despediu-se com dignidade. Obrigado por tudo, alentejana!

Outra, ao grande Fernando Pimenta que tantas vezes, graças aos seus primeiros lugares, me fez emocionar a ouvir “A Portuguesa” e que, desta vez, não conseguiu qualquer medalha.

Reconheceu a sua falha queixando-se, apenas, de si próprio. Chorou e a sua tristeza, verdadeira, comoveu-me mais do que quando, nos seus momentos de glória, ouvia o nosso hino.

Força, Fernando, os mundiais de canoagem vêm aí. Um breve momento de fraqueza não retira rigorosamente nada ao extraordinário valor que tens.

 

João Manuel - PARIS'2024: MEDALHAS DE GARRA E UM OLHAR PARA O FUTURO

 Em Paris, o esforço dos nossos atletas brilhou como nunca. Quatro medalhas conquistadas e catorze diplomas olímpicos representam muito mais do que os simples números, são a prova de que, com determinação, trabalho árduo e uma vontade inabalável, os limites podem ser superados.

Embora o desejo fosse trazer ainda mais conquistas, o orgulho pelo que foi alcançado é imenso.

Cada um dos nossos atletas, com a sua garra, coragem e ambição, trouxe honra ao país, mostrando que o caminho para a glória é palmeado com suor, persistência e espírito de equipa.

Agora, enquanto a chama olímpica passa para Los Angeles, o futuro promete ser grandioso. A cerimónia de encerramento em Paris não só celebra o fim de uma caminhada, mas abre portas para o que virá em 2028.

Com estrelas como Billie Eilish e Snoop Dogg a embalar a noite, a transição para LA'28 será um espetáculo à altura dos sonhos de todos que acreditam no poder transformador do desporto. Mais do que uma despedida, esta é uma celebração do que foi conquistado e do que ainda está por vir.

Aos nossos atletas, deixamos um obrigado profundo. Vocês são a personificação do que significa lutar com honra, e inspira-nos  a acreditar que, com esforço e paixão, o impossível torna-se possível.

Que Paris 2024 seja lembrado não apenas pelos resultados, mas pelo espírito que nos une como nação, e que em Los Angeles, continuemos a elevar a bandeira de Portugal ainda mais alto.

Um bem haja a todos os atletas olímpicos,  parabéns!

Sem comentários: