7/11/2024

Permanência ou não de Ronaldo na Selecção

Começo por dizer que em muito simpatizo com Cristiano Ronaldo. Todos conhecemos os seus feitos como jogador, como homem, como filho, como português e como empresário. Não o afirmo apenas como português, pois Ronaldo está num patamar global. É herói em vários continentes. Obviamente, que o relógio biológico e o futebol têm os seus acertos  e são esses que deveremos reconhecer, sobretudo o próprio.

Concordei com a sua convocação para o Euro2024, pois é sempre um chamariz a dar atenção à Selecção Nacional. Discordo da ideia que a Selecção jogou com 10. O problema nunca foi esse, a presença de CR7 no europeu foi favorável. O problema é que tudo tem limites. Ronaldo teve o seu tempo, e mesmo na época que terminou marcou muitos golos, mas no europeu não jogou como nos habituou. A sua liderança e influência intimidaram Martinez, esse foi o maior problema. A presença de Ronaldo entre os jogadores não obrigava o seleccionador a colocá-lo em campo todos os jogos e a tempo integral. A má gestão da sua participação marcou a participação modesta de Portugal no evento.

Sobre futuras convocações para os jogos da Selecção espero que o bom senso e modéstia sejam suficientes para convencer Ronaldo que este é o momento para sair em grande, com a nação unida em seu redor. Qualquer insistência do jogador vai constranger o seleccionador e retomar permanentemente esta discussão. 

Caro Sr. CRISTIANO RONALDO, um grande bem-haja por tudo que fez pelo país a partir do futebol, mas agora é tempo de criar novas memórias e deixar as opções em aberto sobre quem vai jogar. Deu-nos o mundo nos seus pés, agora deixe que o mundo o abrace e permita novas eras na história que ajudou a escrever. 

Sem comentários: