7/14/2024

Meu querido mês de Agosto

Meu querido mês de Agosto, de tantas lembranças e desejos

Sei que estás para chegar e ainda não me preparei

Este ano não poderei ir aos bailes nas aldeias

Também não vou ver o Tony Carreira

Nem os políticos a saltar de alegria 

Não vou conseguir integrar o regresso dos emigrantes 

Faz muito tempo que não vejo o Sud Express cheio deles

Não ficarei à conversa nas tuas noites longas

A famosa sesta após almoço terá de ser adiada

São tantos os abraços que ficam em falta 

Gostava tanto de ti no meu tempo de adolescente 

Trazias chocolates e roupa nova

Trazias temporariamente os meus pais 

Geravas deliciosas espigas no milho verde

As uvas ganhavam pintor e ficavam maduras 

O próprio milho seguia dos lameiros para as lajes

Figueiras, pessegueiros e pereiras carregavam de fruta

As batatas eram retiradas da terra e davam lugar à couve portuguesa 

Tenho tantas saudades tuas, do som das cigarras e dos grilos

Das noites estreladas e do pensamento desprendido 


José Gomes Ferreira

Sem comentários: