7/09/2024

Fortaleza de opiniões – Seleção Nacional de Portugal (futebol)

 


A sua opinião sobre a participação da Seleção Portuguesa de Futebol no Euro224

João Marques - Opinião sobre o “Euro 2024”

Uma convocatória polémica e uns jogos de preparação fraquíssimos, baixaram muito as minhas expetativas sobre a participação da nossa seleção neste “Euro 2024”.

Terminando entre as oito melhores da Europa e perdendo, injustamente, contra a França, o que nos impediu de ir mais longe, considero cumpridos os mínimos exigíveis.

Excetuando o jogo do nosso adeus, fica-me a grande desilusão pela má qualidade do futebol praticado, quiçá, fruto do défice físico de alguns dos jogadores mais influentes, dois ou três, “presos por arames”.

Os “Apaixonados” vieram da Alemanha sem me apaixonar, mas com a convicção que podiam fazer mais.

Agora, fico a torcer pela seleção que mais me agradou, a Espanha.

Ah! pois, queriam saber quem considero culpado?... Eu digo-vos:

- Eu não fui!...

Não escolhi os convocados, não escalonei a equipa em nenhuma partida e se alguma vez escolhesse o sistema de jogo, nunca colocava o velhote sozinho na frente.

E, pessimista quanto ao futuro, mais não digo porque não sou agente de nenhum jogador.

João Manuel - Portugal perdeu com a França nos penáltis e está fora do Euro 2024. Foi um encontro em que ambas as equipas repartiram as poucas oportunidades de golo, mas sem conseguirem concretizar.

Provavelmente, o melhor jogo da nossa seleção neste Europeu, o resultado foi cruel, é o sentimento que ficamos.

Mas a realidade é outra, quem não marca em quase seis horas de jogo jogado, tem menos hipóteses de ganhar.

Esta situação é inaceitável, qualidade não nos falta, o que faltará então? Estratégia de jogo? Gestão do Plantel?

Tivemos inúmeras dificuldades no último terço do terreno. Ontem até conseguimos criar algumas oportunidades, poucas, mas existiram. No entanto, nos jogos anteriores, notou-se uma circulação de bola algo lenta e previsível. Ontem, apesar de termos mostrado mais dinamismo, faltou a concretização das jogadas.

A eficácia tem de ser muito melhorada. Não se trata de criticar este ou aquele jogador, ou de questionar a convocatória, mas a gestão de esforço dos jogadores foi claramente mal feita. Jogadores como Gonçalo Ramos, não jogou, João Félix, entre outros jogadores, jogaram muito pouco, o que é incompreensível.

Roberto Martínez deve muitas explicações à Federação Portuguesa e aos adeptos. Existem decisões que não se entendem nem se aceitam. O treinador deveria ter dado mais minutos a alguns jogadores e descansado outros, até para de alguma forma protegê-los.

A má gestão do plantel contribuiu, de alguma forma, para o resultado de ontem. A necessidade de refrescar a equipa foi negligenciada, o que é inadmissível a este nível de competição.

Em resumo, a eliminação de Portugal do Euro 2024 não se deve apenas à falta de concretização, mas também a uma gestão inadequada do plantel por parte de Roberto Martínez.

É urgente que se façam ajustes e que o treinador preste contas pelas suas decisões, para que possamos voltar mais fortes em futuras competições.

 

Carlos Alves – Fiquem bem, até à qualificação para o Mundial 2026, em setembro!

Hernâni Marques - Penso que fizeram os mínimos e pouco mais. .A participação da Seleção  no Campeonato de Europa,  ficou aquém  da expectativas. Com a panóplia de jogadores que compunham  o grupo deveríamos ter feito mais.  É  curioso  que contra França  fizemos um jogo a um bom nível  e a lotaria  dos penaltis ditou a sorte. Devemos tirar conclusões desta prestação, claro que sim:

O trabalho  fantástico de um homem de 41 anos Pepe, dando o exemplo para todo o grupo.

A falta de coragem por parte do selecionador de tocar em " vacas" sagradas , substituindo-as se assim fosse necessário.

Por último,  uma palavra para o Capitão  CR7, um fenómeno do mundo, mas há  momentos nas  nossas vidas que temos que saber estar, e sair de cena. Preparar agora a liga das nações e cabeça levantada para o futuro.

Viva Portugal

 


Sem comentários: