15 junho 2024

Predestinação

Nasci predestinado a ser pastor

A cuidar da terra e da lenha

A tratar do milho, do feijão e da vinha

Muito me pendurei nas oliveiras

Não tinha jeito para a poda, nem para o derrube de animais 

Mas estava predestinado ao campo

À sorte incerta das colheitas e da água no cabaço

Cresci com o florir dos rosmaninhos, apanhei caruma e cavacos

Usei um púcaro para saciar a sede

Deixei as mãos ardentes da enxada e do machado

Dormi a sesta na mata e nas fazendas

Subi e desci socalcos de terra e pedra

Fui picado por vespas e mordido por lacraus

Fui predestinado a ser corpo em terra de pão

Malhei milho e centeio na eira, debulhei grão e tremoços

Segurei nos arreios da burra que puxava a carroça 

Cuidei de cabras, ovelhas, galinhas e porcos

Teimava em ler, observar e conhecer 

Mas estava predestinado a ser continuidade e resignação 

O que incluía escutar as histórias e as diferenças

Guardo tudo no meu coração e repito em casa visita

Estava predestinado, mas a minha ambição não podia ser escolhida no avental

Como espigas ou cachos de uvas levadas para casa


José Gomes Ferreira

Sem comentários: