16 junho 2024

RITA GOMES; INOVAÇÃO SOLAR PARA INTERIORES BRILHA NA EUROPA



A arquiteta portuguesa Rita Gomes conquistou o Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024 na categoria “Mulheres na Energia” com a sua start-up, Seenergy.

 

Este projeto inovador, que ficou em primeiro lugar numa votação pública online, integra células solares em peças de mobiliário, permitindo a captação e armazenamento de energia solar mesmo em ambientes interiores.

 

Durante a Semana Europeia da Energia Sustentável, em Bruxelas, Rita Gomes recebeu o galardão que destaca a sua contribuição para um futuro mais sustentável e inclusivo.

 

Com sede no Porto, a Seenergy desenvolve mobiliário económico e ecológico que utiliza células solares sensibilizadas por corantes, capazes de converter luz em eletricidade sem necessitar de luz solar direta.

 

A energia armazenada pode depois ser utilizada para carregar dispositivos ou iluminar espaços através de entradas USB.

 

"A nossa missão é criar soluções inovadoras que possam ser aplicadas mundialmente, promovendo um futuro mais sustentável e ambientalmente responsável," afirma Rita Gomes.

 

Esta distinção sublinha a importância das soluções renováveis e a necessidade de igualdade de oportunidades no setor energético, celebrando mulheres que lideram projetos transformadores. Além de Rita, as outras finalistas incluem Françoise Réfabert, da França, e Karolina Attspodina, da Alemanha, ambas com projetos igualmente inovadores na área das energias renováveis.

 

Françoise desenvolveu uma visão inovadora na área do financiamento acessível para renovações ao nível da energia doméstica. Karolina tem a missão de trazer a energia solar para as varandas dos espaços habitacionais, através de kits de bricolage.

 

Rita Gomes e a Seenergy são um exemplo brilhante de como a inovação e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas, proporcionando um impacto positivo significativo no mundo.

 



Sem comentários: