7/24/2024

O futebol amador está de luto



O mundo do futebol mostra o rumo desigual em que vivemos. Uma pequena elite ganha para esbanjar e rir dos pobres, e uma larga maioria vai a jogo por prazer, por vezes com enorme sacrifício dos pais. Como diz o ditado, aqui na versão invertida "quem corre por gosto não descansa". Assim é em tudo na vida, com o futebol não é diferente. Tem ainda famílias que gastam mundos e fundos na expectativa dos filhos serem campeões.

Na minha adolescência dava uns toques na bola, tínhamos muitas actividades colectivas, fazia parte. Nunca fui o primeiro jogador a ser escolhido, apenas jogava por jogar. Também nunca fui adepto militante, o que no Brasil chamam de verdadeiro torcedor. Sempre mostrei simpatia pelo Sporting, mas ganhar ou perder não depende de mim. Seja como for, esse futebol das SAD vende a marca, não necessariamente a exibição.

Nos últimos dias acompanho uma notícia que é o reverso do futebol milionário e que me deixou consternado. Uma equipa totalmente amadora e sem mínimo de condições para se deslocar, teve um acidente fatal para 4 integrantes, 3 jogadores e o treinador. Dada a situação clínica dos feridos os números podem aumentar. Segundo o Diário do Sertão, no dia 21, domingo à tarde, os jogadores do clube futebol amador de Água Branca, no Sertão da Paraíba, tiveram esse acidente. 

O drama é maior quando se conhece o risco que corriam e que será comum a outros clubes amadores. Uma pequena carrinha, dessas que se usam nas aldeias de apoio às actividades agrícolas, transportava 23 pessoas. O motorista ao tentar desviar-se de um buraco não evitou a tragédia. Mas como, 23 pessoas numa pequena pick-up? Já vi 4 e 5 pessoas numa moto, pelo que não me espanta, mas é arriscar a própria vida.

É triste que o poder público gaste dinheiro em coisas inúteis, ou leve ao desvio do mesmo, quando estes clubes fazem tudo pela inclusão social e melhoria da vida das pessoas. Quem sofre são as famílias, que de um momento para o outro perderam os seus. O futebol amador está de luto, não apenas no interior da Paraíba, mas onde o prazer de jogar supera as dificuldades. Descansem em paz, que a sua morte não seja em vão. 

Sem comentários: