O Concelho de Nelas foi oficialmente criado em 9 de dezembro de 1852, por Decreto régio da rainha D. Maria II, no contexto das reformas liberais que reestruturaram a administração portuguesa e reduziram o número de municípios.
Este novo concelho resultou da reunião dos antigos concelhos de Senhorim (sede em Vilar Seco) e de Canas de Senhorim, passando Nelas a ser a sede municipal.
Mas Nelas é muito mais antiga e antes desta reorganização, há vestígios pré-históricos (orcas e antas na região), influência romana (rotas agrícolas e vitivinícolas).
Documentos medievais que já referem a localidade como "Asnelas", a área já era importante local de passagem e fixação humana desde tempos antigos, marcada pelo cruzamento de rotas e pela proximidade de rios como o Dão e o Mondego.
Nelas nasceu da agricultura, da vinha e do azeite.
Atualmente, compõem o concelho 9 freguesias (resultado da reorganização administrativa de 2013), que incluem núcleos rurais e vilas, com características próprias, cada uma guarda histórias próprias, solares antigos, capelas e tradições agricolas.
Nelas - Sede do município;
Vilar Seco - Histórica povoação que foi sede antes da criação do concelho;
Santar e Moreira - Inclui o patrimônio rural e solarengo da região (a antiga freguesia de Moreira foi agregada a Santar);
Canas de Senhorim - Vila com fortes tradições populares;
Carvalhal Redondo, Lapa do Lobo, Aguieira e Senhorim, todas com sua Identidade agrícola, características próprias e suas histórias na região.
Gostou da história?
Partilhe e marque alguém que também gosta de um bom café e boa conversa.
Amanhã tem mais aqui no nosso café matinal.
Qual a história você quer ouvir amanhã?

Sem comentários:
Enviar um comentário