quinta-feira 09 2025

Mais uma entrevista a um dos candidatos á C. M. De Nelas, a Dra. Sofia Relvas Marques do Partido Socialista


Fernando Neto/João Manuel - Qual é o balanço genérico que faz do seu mandato / do mandato do actual presidente da Câmara? Por favor, use uma análise swot (pontos fortes e pontos fracos) para organizar esse balanço:forças internas à organização; fragilidades internas à organização; oportunidades permitidas pela relação com o exterior e ameaças que vêm do exterior.

Considero o mandato do actual Presidente de Câmara uma perda de oportunidade gigante para o Concelho de Nelas. Perdemos em todos os sentidos! No desenvolvimento económico e sobretudo na coesão territorial. Nunca sentimos uma diferença tão grande no relacionamento da Câmara com as várias freguesias, com as várias associações, ou até mesmo dentro da Câmara com os funcionários. Acho mesmo que se há um resumo comum, esse resumo é este: - fazer pouco e fazer apenas “para os nossos”.

PONTOS FORTES: - Não seria coerente com o que tenho dito, não reconheço nenhum, mas é bom que seja compreendida, “nenhum” no que diz respeito à forma como se executaram as Competências Próprias de um Presidente de Câmara, algo que está perfeitamente plasmado na Legislação que sustenta este cargo público;

PONTOS FRACOS: - A manifesta impreparação para o exercício do cargo de Presidente de Câmara e a incapacidade de o reconhecer atempadamente. Julgo que esta incapacidade de reconhecimento é consequência da falta de experiência profissional em cargos de Gestão, cargos de Supervisão Operacional, cargos de Direção. Nada contra a honestidade de ter aceite o desafio, mas talvez não tivesse sido ponderado rigorosamente se …. “e se ganharmos!” “Estamos preparados?!”

 

FORÇAS INTERNAS À ORGANIZAÇÂO: - Interpreto a questão como sendo “Câmara Municipal” a “Organização”. A maior Força Interna da Organização são os Recursos Humanos, como é evidente! São eles que têm o maior saber e a maior experiência. Isto é ainda mais relevante numa Organização onde quem a Lidera, e a gere, são “Administrações” muito voláteis, muito precárias. Imaginem uma empresa cujo Conselho de Administração/Direção Executiva só tem mandato para 4 anos?! Isso faz com que os trabalhadores dessa mesma empresa “são quem segura” essa Organização. Por isso mesmo, são a Força Interna na Organização. Quando não temos uma Liderança muito forte, muito competente e muito determinada, o desvio é perigoso … porque a Força Interna fica órfã … e perde-se!

 

FRAGILIDADE INTERNA À ORGANIZAÇÂO: - Pegando na resposta anterior é fácil de perceber que, na minha opinião, a 1ª fragilidade interna a esta Organização (de uma Câmara Municipal) é, precisamente, essa mesmo: - uma Liderança pouco forte, desfocada e impreparada; - a 2ª fragilidade interna a esta Organização em concreto (à CM de Nelas) é o desinvestimento em matéria de “condições de trabalho”, equipamentos, recursos, infraestruturas, etc … Tentem fazer o mesmo paralelismo que fiz anteriormente, imaginem que estamos a falar de uma Empresa, uma Empresa Industrial (para ser mais fácil): - como é que se espera ter resultados, competitividade, níveis de satisfação do cliente, cumprimento de legislação ou standards de qualidade e segurança quando …. quando o Pessoal não tem equipamentos para trabalhar? Quando os gabinetes não tem qualquer eficiência energética e existem fios por todo o lado, moveis velhos a servir de divisórias? Quando a actualização de competências profissionais é insuficiente face à evolução do tecido económico e scial para o qual prestam serviço público;  e tantos outros exemplos Tecnológicos, de Cibersegurança, de Telemetria; etc … 3ª fragilidade interna, relacionada com a Delegação de Competências na área da Educação, Saúde e Apoio Social …. Até hoje sem uma reorganização devida aos Serviços Municipais e nas Freguesias que sustentassem a prestação dos serviços públicos que são da responsabilidade do Município prestar e que …ainda hoje se ouve … “pois, não sabemos …., não há dinheiro, … não sabemos como se faz ou quem deve fazer!” Esta fragilidade INTERNA tem de ser combatida rapidamente … em prejuízo da perda real de Residentes, Famílias, que não reconhecem níveis de Serviço Público mínimo que uma Câmara tem de prestar para lhes garantir oportunidades de Vida para cá continuarem.

OPORTUNIDADES: - Todo o Concelho de Nelas é a grande Oportunidade para qualquer Executivo Camarário. A iniciativa privada que existe e continua a existir, na área Turística, Industrial, dos Vinhos e do Enoturismo, do sector Automóvel, etc … merece-nos o melhor de nós no exercício do cargo público. Comparativamente a outros Municípios vizinhos, essa é uma das nossas grandes Oportunidades. Acresce a isso a nossa Localização Estratégica, a coexistência de Termas com Património, de Saúde com Beleza Natural. Somos um Concelho nem muito grande nem muito pequeno, com 9 Freguesias únicas. Esta é a nossa Grande Oportunidade para um desenvolvimento sócio-económico, cultural e ambiental, educativo e inclusivo desejados.

AMEAÇAS: - Não ignorando ameaças de âmbito “mais internacional” como sejam as Guerras que se vivem no Mundo, ou o impacto de ameaças possíveis de novas Pandemias, eu considero que o nosso foco tem de ser mais ao nosso nível, isto é, na Gestão de um Município a grande Ameaça Externa é a capacidade competitiva que um outro Município vizinho apresente em matéria de atração de novos residentes ou de novos investimentos …. E nós (Concelho de Nelas) os possamos perder! Todos são nossos concorrentes, todos queremos o mesmo : - Mais habitantes, mais Economia que nos sustente mais serviços sociais, educativos, desportivos e culturais. Qualquer Município tem de estar atento ao contexto!

 

Fernando Neto/João Manuel - Conhecida que é a situação financeira da autarquia, quais são os planos que a sua candidatura pretende desenvolver para inverter a situação?

Eu não conheço a situação financeira da Autarquia, ou melhor, não tenho dados fidedignos para dar uma resposta séria. O que eu posso analisar são “os DOCUMENTOS OFICIAIS” e esses estão (ainda que pouco completos e atualizados … embora a Lei obrigue) no site do municípios em https://www.cm-nelas.pt/municipio/documentacao/informacao-economica-financeira/documentos-de-prestacao-de-contas/ ou nas informações que o Presidente de Câmara foi apresentando, quer em Reunião de Câmara, quer na Assembleia Municipal.

Contrariamente ao que se tenta passar nas Redes Sociais … eu aconselho vivamente a que leiam os documentos oficiais e percebam até que ponto chegou “a falta de rigor” ou pior ainda … a “coragem política” de se alterarem Quadros de Contas publicados, de Contas Encerradas, para se construir “um certo gráfico” que tenta iludir de uma “suposta Dívida irregular ou não documentada” que até hoje nunca conseguiram apresentar mais do que registaram em “Provisões”. Aconselho vivamente a que comparem o MESMO QUADRO XIX “Evolução do Endividamento” na página 22 do Relatório de Contas do ano 2024 e o que constava em 2023, na página 24 do Relatório de Contas de 2023. Como é que em 2024 se acrescentaram 3.500.000€ em 2021-2022-2023, e que desapareceram “milagrosamente” em 2024? Como é que alteram o valor da “linha de Fornecedores” 2021 que no Relatório de Contas em 2023 diziam que eram 1.917.467€ e no Relatório de Contas em  2024 reescrevem para o valor de 3.618.018€? Então aprovam Contas em 2023 e depois em 2024 alteram “Quadros e valores” já fechados nas Contas de 2023? Para se dizer QUE HAVIA DÍVIDA e que “nós tivemos de pagar uma dívida e que por essa razão não fizemos nada”? Como este Executivo nos demonstrou … o problema nunca foi essa …. Não houve nenhum resultado de nenhuma Sindicância, nunca o apresentaram ao Órgão ao qual estavam obrigados a apresentar, a Assembleia Municipal. E nunca foi por falta de dinheiro que a inércia se instalou caso contrário não paravam Obras Financiadas e pior ainda … quando perceberam que estava quase a terminar o mandato …. A Banca “abriu os cordões à bolsa” e rapidamente emprestou 1.700.000€ para gastar como bem entenderam nestes últimos 6 meses.

 

Como referi, eu só posso estar preocupada com o que conheço e isso está reflectido na Informação Financeira do Presidente de Câmara apresentada na última Reunião da Assembleia Municipal de Setembro de 2025: TOTAL DÍVIDA DA AUTARQUIA = 12.156.363€  + tudo o resto que vai ficar e que eu irei Auditar. Tenho dito várias vezes o seguinte e VOU CUMPRIR: - o resultado da Auditoria às Contas da CMN será público! Farei um quadro muito simples e directo de “QUANTO SE DEVE e A QUEM”, por ano de despesa, por mandato autárquico! Eu vou cumprir todos os compromissos financeiros da Autarquia, mas não vou assumir a RESPONSABILIADDE POLÌTICA de nada que seja irregular ou danoso para o nosso FUTURO COLECTIVO! Já bem me custa ter de penalizar o Presente com esses erros do Passado.

 

Fernando Neto/João Manuel - A água é um dos aspetos que tem vindo a tornar-se, progressivamente, fundamental  na gestão autárquica. No concelho existem problemas a necessitar de resolução urgente como este da falta da mesma. Qual é a sua perspectiva sobre este assunto?

A Gestão da Água é das prioridades básicas e, passo a redundância, das prioridades prioritárias do nosso Mandato Autárquico para os próximos 4 anos, mais 4, mais 4, … dos próximos 12 anos se merecermos essa avaliação positiva. É um tema muito mais complexo do que se faz discutir, mas que se resume também muito bem se quisermos! Este tema está bastante bem estudado no nosso Compromisso de Gestão, já está identificado o Mapa Estratégico das Intervenções que iremos fazer no imediato e das que teremos de lutar por financiamento público do Orçamento de Estado, de Fundos Comunitários e de Parcerias Estratégicas Intra-Municipais. Uma coisa é certa …. Não adiaremos um único dia sobre projectos aprovados, financiados que, por exemplo, se já estivessem em curso, nos permitiam uma poupança de mais de 30% da água comprada e não facturada. Mas este Executivo Municipal considerou mais oportuno não avançar com o projecto da APR “Aproveitamento de Águas Residuais Tratadas para uso industrial (e regas públicos, agrícolas, etc) … alegadamente por “melhores condições de financiamento de um novo projecto” e …. Vejam bem …. Reafirmo o convite a que sejam lidos e analisados os DOCUMENTOS PÚBLICOS …. O projecto parou … adiaram e reformularam a candidatura … esperámos mais 2 anos …. E aquilo que este Executivo Municipal do PSD-CDS tem para nos apresentar com rigor é um prejuízo de 4 anos perdidos em que nada avançou mas … PIOR … um prejuízo de mais 217.645€ que a Câmara vai ter de pagar de “Reequilíbrio Financeiro” exigido pela empresa pelo tempo de decorreu da apresentação da proposta e celebração do contrato (13/10/2022) e o não início das obras “por fator alheio à Omatapalo” 2,5 anos depois. Inédito ….e muito perigoso efectivamente … a obra nem sequer iniciou, e já estamos a assumir um prejuízo de mais de 200.000€

Nós iremos apresentar PUBLICAMENTE, também nesta matéria, qual a dívida actual da factura da Água à CM Mangualde; qual o valor a pagar dos transportes neste Verão pela falta e rutura no abastecimento da Água no Concelho; qual a razão do fecho das Piscinas Municipais e volume de causas por falta de manutenções e intervenções especializadas. Entre os demais.

Comprometemo-nos a convocar uma Assembleia Municipal Extraordinária até final da 1ª metade do 1º ano de mandato para apresentação do Diagnóstico e Plano Estratégico para os próximos 12 anos em matéria de Ciclo Urbano da Água e Gestão do Saneamento.

 

Fernando Neto/João Manuel - Vamos à área do emprego. Como pensa motivar a sociedade civil a colaborar na criação, muito necessária, do emprego no concelho?

A sociedade civil está mobilizada …! Quem precisamos de mobilizar, incentivar, atrai e apoiar são as Empresas e as Entidades do Sector Social e Cultural que criam emprego num território. Para essas a criação do Gabinete de Apoio ao Investidor é a medida “front office” de toda uma reestruturação que é necessária no funcionamento dos Serviços Públicos Municipais que têm de ser rápidos, ágeis, prontos e empreendedores para não perdermos uma única oportunidade de investimento, criação de emprego e/ou novas unidades empresariais/industriais no Concelho de Nelas.

Vamos agilizar mais instrumentos municipais de apoio, rever os regulamentos que já existem, maximizar a informação sobre candidaturas a fundos comunitários, etc, etc. Acima de tudo …. RESPONDER ao mercado, a quem nos procura. Não eixar ninguém sem resposta! Compromisso: 48H

Fernando Neto/João Manuel - De que forma pensa atrair novas empresas e investimento privado para o município de Nelas, garantindo simultaneamente condições de vida, habitação e serviços que fixem jovens, famílias e talentos no concelho?

Ao Município exige-se rapidez de resposta; - competência técnica consultiva para quem precisa de apoio administrativo, licenciamentos, entre outros; - promoção do território e oportunidades de carreira profissional; - dinâmica na atractividade de mais investimento equilibrado com a nossa Identidade e Cultura Industrial/Empresarial. Se o Executivo assimilar esta Visão … acreditem que o resto vem por acréscimo!.

Fernando Neto/João Manuel - Haverá ligação autarquia/cidadãos? Em caso afirmativo, como vai organizar a comunicação da autarquia com os munícipes?

Transparência e segurança da informação. Hoje em dia existem várias soluções tecnológicas objectivas que dão voz ao Cidadão nas suas queixas, sugestões mas, sobretudo, acompanhamento do “estado do seu processo”. E nós vamos fazer esse investimento! Em NELAS o Cidadão terá a sua Informação na sua Mão!

Fernando Neto/João Manuel - Canas de Senhorim – antigos Fornos Elétricos

 Há algum projeto estruturado e realista para devolver vida ao espaço dos antigos Fornos Elétricos em Canas de Senhorim, transformando-o num motor de desenvolvimento económico, cultural ou social da freguesia e de todo o concelho?

A infraestrutura e pólo industrial designado de “Fornos Eléctricos em Canas de Senhorim” é hoje propriedade de um Privado, com o qual já reunimos e conhecemos razoavelmente bem as suas intenções de recuperação, dinamização e investimento. Considero que a Câmara Municipal e Junta de Freguesia têm de ser parceiros activos, informados e sobretudos interessados na garantia de toda a exploração e desenvolvimento futuro de toda aquela área. Ficamos muito satisfeitos por saber que o investidor privado tem a mesma intenção e por isso o seu investimento em Canas de Senhorim tem continuado e com grande relação com o meio envolvente, de forma até bastante solidária.

Fernando Neto/João Manuel - Já abordámos este tema do desenvolvimento e crescimento económico, mas resumindo: que estratégias concretas prevê implementar para que o Concelho de Nelas deixe de ser apenas um território de passagem e se afirme como um verdadeiro polo de crescimento económico sustentável, com oportunidades reais de melhores condições de vida para a população local?” 

De facto, já fomos respondendo a esta questão, e aconselhamos os leitores a consultarem os nossos Programas por Freguesia e Programa Estratégico Geral, será bastante fácil de concretizarem que nada mais nos move que essa certeza do potencial que o Concelho de Nelas tem para vir a recuperar todo esse lugar de destaque que merece e ser ainda mais “desejado” para MORAR, para INVESTIR, para SER FELIZ em todas as idades!

Fernando Neto/João Manuel - Turismo e desenvolvimento das Caldas da Felgueira. Que visão tem para retirar as Caldas da Felgueira do marasmo em que se encontra a povoação e transformá-la num destino turístico diferenciado, capaz de atrair visitantes e gerar riqueza de forma contínua e sustentada?

Tudo iremos fazer para concretizar o DIREITO de se ser A ALDEIA TERMAL! Recuperar e reabilitar os espaços urbanos, a mobilidade e as acessibilidades, os equipamentos públicos, mas sobretudo também a garantia de que a “Água e a Qualidade da Água Termal” nunca ficarão em risco!

Vamos promover ainda mais a Qualidade e Saúde Preventiva e de Reabilitação que temos ao nosso dispor, criando o já publicitado “Cartão de Saúde Termal Municipal”. É impossível continuarmos sem fazer nada quando tantas crianças, jovens, adultos e séniores, residentes no Concelho de Nelas nos dizem “Nunca fui às Termas!”. Vamos inverter claramente esta realidade, apoiando directamente, um Plano de Tratamentos Específicos, dirigidos às primeiras necessidades, prescritos para esse efeito, complementares ou não aos apoios que existem quer seja pelo SNS, pela ADSE ou outros apoios/seguros. O que nós queremos é que pelo menos 20% da nossa população beneficiária deste Regulamento Municipal passem PELO MENOS 1 vez, nas Caldas da Felgueira para receberem a Qualidade dos Tratamentos Termais Respiratórios que ali podem usufruir e passar melhor os Invernos!

Sem comentários: